Capítulo 02. Resistores

Os filamentos destas lâmpadas são geralmente de tungstênio, o qual permite um aquecimento até temperaturas muito altas, da ordem de 2 500 °C,
sem atingir o ponto de fusão. Portanto, nessas lâmpadas, temos o efeito Joule (transformação de energia elétrica em energia térmica) e, quando a temperatura ultrapassa 500 °C, aproximadamente, o filamento da lâmpada começa a irradiar luz.


Normalmente, nos circuitos elétricos, as lâmpadas são representadas pelo símbolo indicado na figura abaixo:

 
 

5.3. Fusíveis Elétricos


O fusível elétrico é um elemento utilizado nos circuitos elétricos como segurança. Trata-se de um condutor (resistor) que age como um elemento de proteção aos demais elementos de um circuito. Para isto, o fusível suporta, no máximo, um determinado valor de corrente elétrica; acima deste valor, o calor produzido por efeito Joule é tal que funde (derrete) o fusível.


O material empregado nos fusíveis tem, em geral, baixa temperatura de fusão. Alguns materiais utilizados são: o chumbo, que apresenta temperatura de fusão da ordem de 327 °C; o estanho, com temperatura de fusão da ordem de 232 °C; ou ligas desses metais.

O fio de metal é montado em um cartucho ou em uma peça de porcelana. O fusível é construído de maneira a suportar a corrente máxima exigida por um circuito para o seu funcionamento. Assim, podemos ter fusíveis de 1 A ; 2 A ; 10 A ; 30 A, etc.

Em circuitos elétricos, os fusíveis são representados pelo símbolo a seguir:



Exercício Resolvido


No comércio, os fios condutores são conhecidos por números de determinada escala. A mais usada é a AWG (American Wire Gage). Um fio muito usado em instalações domiciliares é o número 12 AWG. Sua secção reta é de 3,3 mm2. A resistividade do cobre é de
1,7 · 10–8 · m, sendo = 4 · 10–3 °C–1, ambos a 20 °C.


a) Determine a resistência elétrica de 200 m desse fio a 20 °C.

b) Qual a resistência elétrica desse fio a 100 °C?

Resolução

a) A resistência é dada por . Assim, temos:


b) A resistência desse fio a 100 °C é dada por:

R = R0 (1 + )
R = 1,0 (1 + 4 . 10-3 . 80)
R = 1,32


Leitura Complementar:

23
  Capítulo 02. Resistores 23