Capítulo 03. Ação Gênica

3. Ácido Ribonucléico

O RNA é encontrado no núcleo das células (livre ou associado ao DNA) e no citoplasma (livre no hialoplasma, associado aos ribossomos ou como constituinte deles).

A ação do DNA, como controlador celular, conta com o RNA, molécula capaz de transcrever e de traduzir as informações genéticas, sintetizando, a partir delas, as enzimas que irão catalisar as reações químicas da célula.

Os nucleotídeos de RNA possuem:

a) grupo fosfato: ;

b) pentose: ribose;

c) base nitrogenada que pode ser adenina, guanina, citosina e uracila.

A molécula de RNA é formada por um único filamento, que pode estar dobrado sobre si mesmo.

Existem três tipos de RNA.

I. RNA mensageiro (RNAm): é um único e longo filamento de RNA. Forma-se a partir de um filamento de DNA, que lhe serve de molde. Sua formação chama-se transcrição, e esse filamento é catalisado pela enzima RNA-polimerase. Por ruptura de pontes de hidrogênio, os filamentos de DNA se separam. Nucleotídeos de RNA emparelham-se aos seus complementares do DNA e unem-se para formar o filamento de RNA. No final do processo, o filamento recém-formado de RNA se desprende e os dois filamentos de DNA voltam a se ligar.

 




As mensagens no RNAm são transmitidas em seqüências de três nucleotídeos, os códons.

II. RNA de transferência ou transportador (RNAt): suas moléculas também são formadas a partir de um molde de DNA, mas com 80 a 100 nucleotídeos apenas. Constitui-se de um único filamento dobrado sobre si mesmo, com aspecto de "folha de trevo".

Todas as moléculas de RNAt são semelhantes. Existe pouco mais de vinte tipos de RNAt, um para cada tipo de aminoácido encontrado nas proteínas. A função do RNAt é transportar aminoácidos presentes no citoplasma da célula e fazer a ligação dos aminoácidos com o RNAm na síntese de proteínas.

III. RNA ribossômico (RNAr): forma-se a partir do DNA da região organizadora do nucléolo, presente em alguns cromossomos. Junto com as proteínas, são componentes estruturais dos ribossomos. Embora não totalmente clara, a função do RNAr parece orientar o RNAm, os RNAt e os aminoácidos durante o processo de síntese de proteínas.

  

 


42
  Capítulo 03. Ação Gênica 42