Capítulo 03. Aceleração Escalar

10. Velocidade Escalar Média no

      M.U.V.


Sabemos que a razão fornece a velocidade escalar média de qualquer movimento. Entretanto, no M.U.V., ela também pode ser calculada através da média aritmética das velocidades instantâneas inicial (v0) e final (v). Observe a demonstração a seguir:


De modo geral, a velocidade escalar média no M.U.V. pode ser determinada entre dois instantes quaisquer (t1 e t2), obtendo-se a média aritmética das velocidades escalares desses instantes (v1 e v2), ou seja:


Pela velocidade escalar média calculada, podemos também determinar o deslocamento escalar acontecido. Por exemplo, um carro em M.U.V. que varia sua velocidade escalar de 15 m/s para 25 m/s, num prazo de 4,0 segundos, desloca:

11. Equação de Torricelli


A equação de Torricelli é uma expressão que relaciona as três grandezas fundamentais do M.U.V. : velocidade, aceleração e variação de espaço, independentemente do tempo.


A determinação da equação de Torricelli é feita a partir da fusão das funções horárias da velocidade e do deslocamento, com a eliminação da grandeza tempo. Observe:




Substituindo esse valor de t na função horária do deslocamento, temos:






Desenvolvendo, matematicamente, a expressão acima, vem:

 

Exercícios Resolvidos


01. Um automóvel com velocidade escalar de 90 km/h (ou seja, 25 m/s) é freado uniformemente e pára após 10 s. Analisando esta frenagem, calcule:

a) a aceleração escalar do carro;

b) o seu deslocamento escalar até parar.

Resposta




Podemos também calcular o deslocamento escalar sem utilizar a aceleração escalar. Observe:



33
  Capítulo 03. Aceleração Escalar 33