Capítulo 04. Diagramas Horários

Analogamente, a área calculada no diagrama horário da aceleração, entre o gráfico e o eixo dos tempos, limitada por um t, indica a variação de velocidade ocorrida naquele intervalo.

Observação

A área sob o gráfico espaço x tempo não tem significado físico prático. Logo, não há razão para efetuarmos seu cálculo.

6. Declividades


Vimos no estudo de movimento uniforme que a declividade (tg ) da reta inclinada do gráfico s x t indica o valor da velocidade escalar constante do móvel. Ou seja:


Em decorrência disso, num movimento variado a declividade da reta tangente ao gráfico s x t, num certo instante t, representa numericamente a velocidade escalar do móvel naquele instante. Isto é:

                

Analogamente, o cálculo de declividade num gráfico v x t leva-nos a encontrar a aceleração escalar do movimento ou a que ocorre num determinado instante.



Observação


No cálculo de declividades (tg ) em diagramas horários, procuramos não substituir o ângulo (em graus) já que os eixos cartesianos dos diagramas na Física normalmente apresentam escalas diferentes.

Exercícios Resolvidos


01. O gráfico a seguir indica como varia a velocidade escalar de uma composição de metrô, em função do tempo, durante seu tráfego entre duas estações.
Com base no gráfico:

a) Calcule o deslocamento escalar da composição entre as duas estações.

b) Construa o diagrama horário da ace-leração escalar para esse movimento.


40
  Capítulo 04. Diagramas Horários 40