Capítulo 06. Bioenergética

1. Introdução

 

Na Bioenergética, estudamos os processos biológicos que envolvem reações do metabolismo energético.

Se definimos metabolismo como sendo o conjunto de reações químicas, o metabolismo energético é o conjunto de reações que envolvem transferência de energia entre diferentes substâncias.

A noção de energia em Biologia também pode estar relacionada com a realização de trabalho. O trabalho celular, como a síntese e degradação de substâncias, o movimento, a divisão celular, a reprodução, entre outras atividades, depende de uma fonte de energia.

Já estudamos a importância dos carboidratos e dos lipídios como substâncias relacionadas com o metabolismo energético.

Os carboidratos, como glicose, frutose e sacarose, são substâncias que fornecem energia para o metabolismo celular, isto é, são substâncias com função energética para os seres vivos.

Os lipídios, como óleos e gorduras, são substâncias de reserva energética para vegetais e animais respectivamente.

Na verdade, nem carboidratos nem lipídios são utilizados diretamente como fornecedores de energia para o metabolismo celular. A substância utilizada para tal finalidade é um tipo de nucleotídeo denominado ATP.

2. A Energia para os Seres Vivos

Para o funcionamento de máquinas, eletrodomésticos, computadores e uma infinidade de instrumentos, existe necessidade de uma fonte de energia. Essa fonte de energia pode ser a gasolina, o álcool, a eletricidade, o carvão etc.

Os seres vivos também dependem de fontes de energia.

Qual é a fonte de energia para os seres vivos?

A vida, na Terra, depende da energia luminosa do Sol, captada nos processos da fotossíntese (transformação da energia luminosa em energia química). As células vegetais captam a luz e a utilizam para converter água e CO2 em glicose, amido e outras moléculas orgânicas ricas em energia. Nesse processo, há liberação de oxigênio para o ar. Células animais e vegetais quebram essas substâncias orgânicas, transferindo a energia para moléculas de ATP, empregando oxigênio. Ocorre liberação de CO2 e de água, fechando o ciclo.




65
  Capítulo 06. Bioenergética 65