Capítulo 01. Cartografia: a Linguagem dos Mapas

02. (UFU-MG)

Considerando o mapa da América do Sul acima, é correto afirmar que:

a) tendo como referência a cidade de Belo Horizonte, São Luís situa-se ao norte; o Rio de Janeiro, ao sul; Vitória, a leste; Campo Grande, a oeste; Assunção, a sudoeste; Salvador, a nordeste; Brasília, a noroeste; São Paulo, a sudeste.

b) tendo como referência a cidade de Assunção, São Paulo situa-se a sudeste; Buenos Aires, a noroeste; Rio de Janeiro, a leste; Montevidéu, ao sul; Lima, a oeste; Cuiabá, ao norte; Recife, a sudoeste; Brasília, a nordeste.

c) tendo como referência a cidade de São Paulo, o Rio de Janeiro situa-se a nordeste; Cuiabá, a oeste; Porto Alegre, ao sul; Belo Horizonte, a sudeste; Caracas, a leste.

d) tendo como referência a cidade de Quito, Caracas situa-se a nordeste; Lima, ao sul; Manaus, a leste; Cuiabá, a sudeste; Santiago, a leste; Porto Alegre, a oeste; Bogotá, a noroeste; Belém, ao norte; La Paz, a sudoeste.

e) tendo como referência a cidade de Cuiabá, Brasília situa-se a leste; Montevidéu, ao sul; Fortaleza, a nordeste; São Paulo, a sudeste; La Paz, a oeste; Bogotá, a noroeste; Santiago, a sudoeste; Paramaribo, ao norte.

Resposta: E.

Centrar a rosa-dos-ventos em Cuiabá.

03. (UnB-DF) Com relação às coordenadas geográficas, à orientação e aos fusos dos pontos assinalados na figura abaixo, é correto afirmar que:

I. os pontos B e C possuem diferentes latitudes e mesma longitude.

II. o ponto D está situado nos hemisférios Norte e Ocidental.

III. o ponto A está localizado a 0° de latitude e 90° de longitude S.


Resposta: I – V, II – F, III – F

B: 60° de latitude N, 135° de longitude O,

C: 60° de latitude S, 135° de longitude O

A: 90° de latitude S, 0° de longitude

O ponto D está situado nos hemisférios Norte e Oriental.

Leitura Complementar:


13
  Capítulo 01. Cartografia: a Linguagem dos Mapas 13