Capítulo 05. Dioptros, Lâmina e Prismas

Portanto, sendo n o índice de refração absoluto do material de que é feito o prisma e lembrando que
sen , podemos escrever:





Os prismas de reflexão total devem ser construídos com um material cujo índice de refração em relação ao ar seja maior do que .



9. Decomposição da Luz Branca por um Prisma


Nossa percepção das cores está associada a três fatores: uma fonte de luz, a capacidade do olho humano em distinguir os estímulos que produzem diferentes cores de luz e os materiais que apresentam cores distintas.

O que denominamos de luz branca é uma mistura ou o resultado da presença simultânea de luz nas seguintes cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

A decomposição da luz branca nas suas cores componentes pode ser observada quando ela incide, por exemplo, num prisma, uma vez que ao atravessá-lo cada uma das cores sofre um desvio diferenciado, pois o índice de refração do vidro depende da freqüência da radiação luminosa, e cada cor é caracterizada por uma freqüência distinta.




Aplicando-se a lei de Snell no ponto de incidência da luz branca, temos:



O produto nar sen i é o mesmo para todas as cores da luz incidente, porém o valor de ny depende da freqüência. Assim, cada cor tem um valor particular do ângulo de refração, seguindo, conseqüentemente, uma direção própria.

Exercícios Resolvidos


01. Um diamante, a ser lapidado na forma de um prisma, apresenta índice de refração 2,4 para uma determinada freqüência de luz monocromática.

Supondo que a luz incidente tenha a freqüência citada acima e que deva sofrer reflexão total como mostra a figura abaixo, determine o maior ângulo A com que o diamante deve ser lapidado.

 
Resolução

54
  Capítulo 05. Dioptros, Lâmina e Prismas 54