Capítulo 01. Introdução à Química Orgânica
2. Tipos de Ligações entre os Átomos de Carbono

2.1. Teoria de Le Bel e Van’t Hoff


Em 1874, Le Bel e Van’t Hoff propuseram uma estrutura tetraédrica para o átomo de carbono:


O átomo de carbono situa-se no centro de um tetraedro imaginário, estando cada uma de suas valências dirigida para um dos vértices do tetraedro.

Portanto, para a molécula do metano (CH4), teríamos a seguinte representação:








Cada átomo de carbono pode ligar-se a um outro átomo de carbono por intermédio de um, dois ou três pares covalentes, formando o que chamamos de ligação simples, ligação dupla e ligação tripla.

– 4 ligações simples:

– 2 ligações simples e uma dupla:

– 1 ligação simples e uma tripla:

– 2 ligações duplas:


2.2. Cadeias Carbônicas


As cadeias carbônicas podem ser representadas da seguinte maneira:

– Fórmula estrutural


– Fórmula estrutural condensada
CH3 — CH2 — CH3


Obs. – Todos os átomos que estão ligados ao carbono são normalmente colocados imediatamente após este carbono.


3. Elementos Organógenos

Não existe base científica na divisão da Química em orgânica e inorgânica, pois as leis básicas da Química valem tanto para os compostos orgânicos como para os inorgânicos.

São conhecidos mais de quatro milhões de compostos orgânicos diferentes. No entanto, esses compostos são formados por poucos elementos, tendo-se fundamentalmente: C, H, O e N; em menor freqüência aparecem: Cl, Br, I, S e P. Todos estes elementos são denominados elementos organógenos, isto é, são os elementos que compõem as funções orgânicas.

Apesar da maior diversidade de elementos nos compostos inorgânicos (NaCl, Ca(NO3)2, FeS, H2O, RbH, NO2, K2Cr2O7, CuBr2, etc.), ainda assim o número de compostos orgânicos é bem superior ao número de compostos inorgânicos.

É conveniente enfatizar que alguns compostos que contêm carbono são abordados na Química Inorgânica. São eles: monóxido de carbono (CO), óxido de carbono (CO2); os carbonatos (CaCO3, H2CO3, etc.), os cianetos (KCN, NaCN, etc.). Portanto, lembre-se sempre de que :


9
  Capítulo 01. Introdução à Química Orgânica 9