Capítulo 04. Invertebrados: Grupos Mais Simples

direção à região posterior, interligados por nervos menores. Acima dos gânglios cerebrais, na superfície dorsal, ficam os ocelos, que são estruturas fotorreceptoras, pois percebem variações da intensidade luminosa, permitindo a orientação do animal em seu hábitat. Nas aurículas existem quimiorreceptores correspondentes aos sentidos de gustação e olfato. Os platelmintos são os primeiros animais a possuir centros nervosos, com ações mais coordenadas com respostas mais elaboradas aos estímulos.

Os sistemas excretor, digestivo, reprodutor e nervoso

da planária.

Leitura Complementar

4. Platelmintos Parasitas

4.1. Esquistossomose

Também conhecida como bilharziose ou barriga-d'água, é muito comum em certas áreas do país, que têm características de endêmicas. Hoje, a maior freqüência de esquistossomose no Brasil está localizada em estados da região Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo. Entretanto, a possibilidade de expansão das áreas endêmicas é grande devido a uma série de fatores: freqüentes migrações populacionais inter-regionais, ocupação de áreas sem estudo prévio das condições de salubridade, crescimento populacional não acompanhado de expansão dos serviços de tratamento

de água e esgoto, falta de educação sanitária para as populações humanas. Percebe-se, portanto, que é uma doença dependente das condições socioeconômicas humanas.

I. Agente etiológico

O causador da esquistossomose é o platelminto Schistosoma mansoni, verme heteroxeno e de infestação ativa, pois suas larvas penetram ativamente pela pele humana. Os adultos são dióicos, com claro dimorfismo sexual: o macho, medindo cerca de um centímetro de comprimento, tem o corpo alongado, com duas ventosas de fixação na região anterior e um canal ginecóforo que se projeta para a região posterior e que, na verdade, é um enrolamento do verme sobre si mesmo, para abrigar a fêmea e fecundá-la. A fêmea tem cerca de 1,5 cm, corpo também alongado e uma ventosa na extremidade anterior.

Casal de Schistosoma mansoni

II. Vetor

Os hospedeiros intermediários e, ao mesmo tempo, transmissores da esquistossomose, são caramujos da família dos planorbídeos, comum em ambientes de água doce, parada ou de pouca correnteza, como lagos, lagoas e riachos. Pertencem ao gênero Biomphalaria, com destaque para a espécie B. glabrata.


60
  Capítulo 04. Invertebrados: Grupos Mais Simples 60