Capítulo 06. Bioenergética

5. Respiração Aeróbica

A palavra respiração pode ser usada em biologia com dois significados distintos.

Um deles se relaciona aos processos de trocas gasosas entre o indivíduo e o ambiente, por meio de estruturas especializadas como brânquias, pele, pulmões etc.

Por meio das trocas gasosas o organismo obtém oxigênio (O2) e elimina o gás carbônico (CO2).

A respiração celular pode ser caracterizada como um processo de obtenção de energia que ocorre com a participação do gás oxigênio (O2).

A maior parte das reações da respiração celular (aeróbica) ocorre no interior das mitocôndrias.

Antes de estudarmos as principais etapas da respiração celular, vamos caracterizar as mitocôndrias.
 

5.1. As Mitocôndrias


São organóides presentes em todas as células eucarióticas, animais e vegetais. Seu número varia de 1.000 a 50.000 por célula. Têm comprimento entre 5 e 10 e largura entre 0,5 e 1 .

Em sua composição química, encontram-se:

Água                     66%

Proteínas              22%

Lipídios                 11%

Ácidos nucleicos   0,5%

Íons                      0,5%
 

As mitocôndrias possuem seu próprio DNA, alguns ribossomos e a capacidade de autoduplicação. Por apresentarem tais características, acredita-se que, no passado, eram organismos que viviam fora da célula e

que, ao longo do processo evolutivo, foi estabelecida uma relação de mutualismo entre célula eucariótica e mitocôndrias.

Nessa relação de mutualismo, as mitocôndrias forneceriam energia para as células e estas dariam proteção e nutrientes para as mitocôndrias.

A mitocôndria é delimitada por uma membrana externa, separada da membrana interna por um espaço de 60 a 100 Angströns.

 



A mitocôndria ao microscópio eletrônico

A membrana interna forma numerosas dobras, as cristas mitocondriais. O espaço interno das mitocôndrias é a matriz mitocondrial.

As atividades das mitocôndrias se associam com o metabolismo energético das células e a produção de ATP. Essas atividades são compartimentalizadas, isto é, algumas ocorrem na matriz e outras junto às cristas. Quanto mais ativa for uma célula, mais mitocôndrias ela possui e mais cristas as mitocôndrias apresentam.


70
  Capítulo 06. Bioenergética 70