Capítulo 08. Movimento Circular Uniforme

02. A figura abaixo representa três engrenagens: A (16 dentes), B (12 dentes) e C (8 dentes). Elas giram vinculadas, conforme indicado, sendo que B gira no sentido horário.

   

a) Em que sentido giram as engrenagens A e C ?

b) Qual das engrenagens terá maior velocidade angular?

c) Quantas voltas a engrenagem C efetua para cada volta que A completa?

Resolução

a) Na transmissão de MCU por contato direto entre engrenagens, sempre ocorre a permuta de sentido de giro, ou seja, as engrenagens A e C giram de modo oposto ao de B: anti-horário.

b) No sistema, a engrenagem de menor raio tem a maior velocidade angular, isto é, a engrenagem C é a que gira com maior freqüência.

c) Para cada volta de A, 16 dentes de cada engrenagem devem se tocar. Como C possui 8 dentes, ela deverá realizar 2 voltas.

03. A figura a seguir mostra as medidas dos diâmetros da roda (C), da catraca (B) e da coroa (A) de uma bicicleta comum.

Se um ciclista passeando com essa bicicleta pedalar com freqüência de 1,0 Hz, qual o módulo da velocidade de tráfego da bicicleta? (Use = 3 e despreze escorregamentos)

Resolução

1) Para o sistema coroa-catraca, temos:

   

2) Como a catraca B é solidária à roda C, ambas giram com a mesma freqüência (3,0 Hz). Devido ao rolamento da roda C no solo, a velocidade da bicicleta será , isto é:

   


61
  Capítulo 08. Movimento Circular Uniforme 61