Capítulo 07. Óptica da Visão

A cor que um corpo apresenta por reflexão é determinada pelo tipo de luz que ele reflete difusamente. Assim, por exemplo, um corpo, ao ser iluminado pela luz branca, se apresenta azul porque reflete difusamente a luz azul e absorve as demais. Um corpo iluminado pela luz branca se apresenta branco porque reflete difusamente as luzes de todas as cores. Um corpo negro absorve-as totalmente.






2. Defeitos da Visão

2.1. Miopia

A miopia constitui uma anomalia em razão de um alongamento do globo ocular, fazendo com que a imagem de um objeto se forme antes da retina. Para uma pessoa míope, a posição mais afastada em que ela pode ver um objeto, sem esforço de acomodação (ponto remoto), localiza-se a uma distãncia finita e não infinita como o olho normal. No olho míope o ponto próximo aproxima-se do olho, ou seja, a sua distância até o olho passa a ser menor do que 25 cm.

Observação


Para o míope, o ponto remoto está a uma distância finita, maior ou menor conforme o grau da miopia.

A correção da miopia é feita com lente divergente. Esta lente, colocada na frente do cristalino, faz com que os raios provenientes de um objeto no infinito atinjam o cristalino como se partissem do ponto remoto. Assim, a lente divergente associa, a um objeto no infinito, uma imagem no ponto remoto do olho, e esta pode ser vista nitidamente pelo olho, sem esforço.



O foco imagem da lente divergente (lente corretora) deve coincidir com o ponto remoto do olho. Portanto, a distância focal da lente corretora da miopia deve ser negativa e, em módulo, igual à abscissa PR do ponto remoto do olho.



74
  Capítulo 07. Óptica da Visão 74