Capítulo 01. Introdução à Óptica

02. A 1,8 m acima do centro de uma mesa quadrada de madeira, de lado 1,5 m, é fixada uma lâmpada puntiforme. Determine a área da sombra projetada da mesa sobre o solo, sabendo que a altura da mesa é de 1,2 m.

Resolução


Consideremos o desenho da situação feito em um plano que contém a lâmpada e é perpendicular ao solo.


Sejam:
L – largura da mesa = 1,5 m
L’ – largura da sombra da mesa.
h – altura do triângulo ABC = 1,8 m
h’ – altura do triângulo A’B’C = 3,0 m.
Da semelhança dos triângulos ABC e A’B’C, podemos escrever que:



03. (Unesp-SP 2000) A partir de fevereiro de 2000, e durante 4 anos, um ônibus transformado em laboratório fotográfico sairá pelo Brasil e pelo mundo, com uma equipe de profissionais, entre eles, o fotografo André François, com o objetivo de ensinar crianças e adolescentes a tirar fotos com câmaras feitas de latas de tinta ou de leite em pó. Esse projeto se chama “Photo na Lata”. A técnica utilizada para montar a “máquina fotográfica de lata” é a mesma utilizada para construir uma câmara escura de orifício, ensinada nos diversos cursos de Óptica Geométrica no Ensino Médio. Observe o esquema a seguir.


Colocando-se um objeto o a uma distância x do orifício da lata, obtemos uma imagem de dimensão i. Conforme aproximamos o objeto do orifício da lata, de forma que sua distância final seja reduzida a 1/3 da inicial, iremos obter uma nova imagem i’ com as seguintes características, em relação a i:

a) igual e direita
b) igual e invertida
c) maior e direita
d) maior e invertida
e) menor e invertida



Resposta: D. Consideremos as imagens formadas pela câmara nas duas situações:

Situação inicial


Situação final


16
  Capítulo 01. Introdução à Óptica 16