Capítulo 03. Calorimetria

A vaporização pode acontecer de três formas:

I. Evaporação é a mudança do estado líquido para o estado de vapor à temperatura ambiente. Esse processo é lento e ocorre a qualquer temperatura ambiente, ou seja, mesmo nos dias mais frios de inverno.

Exemplo: roupa secando no varal

II. Ebulição é a mudança do estado líquido para o estado de vapor, mudança rápida que ocorre à temperatura constante, cujo valor é determinado pela pressão.

Exemplo: água fervendo

III. Calefação é a mudança do estado líquido para o estado gasoso, de forma extremamente rápida, que ocorre quando a temperatura é muito maior que a temperatura de ebulição.

 

Exemplo: um pingo d'água em uma chapa quente

Da mesma forma, podemos repetir o processo no sentido inverso, ou seja, retirando calor de uma amostra gasosa. Inicialmente, a temperatura do vapor diminui à medida que retiramos energia, pois a agitação de suas moléculas também diminui. Isso ocorre até um determinado valor; a partir daí, a temperatura passa a ser constante e ocorre a mudança de forma física.

Após a completa transformação do vapor, ou do gás, em líquido, a agitação molecular volta a diminuir e a temperatura do líquido se reduz até um determinado valor, em que permanece novamente constante para ocorrer a mudança de forma física.

Depois que todo o líquido se transformou em sólido, a temperatura volta a diminuir, diminuindo assim a agitação das moléculas do sólido.

Podemos representar esse comportamento em um gráfico chamado curva de resfriamento.


28
  Capítulo 03. Calorimetria 28