Capítulo 03. Calorimetria

O calor específico de mudança de estado, L, é uma grandeza que depende da substância e também da mudança de estado que está ocorrendo, ou seja, o calor específico latente de fusão (Lf) de uma determinada substância é diferente do calor específico latente de vaporização (Lv). Nos processos endotérmicos (fusão e vaporização), o calor específico latente será positivo, pois a substância para mudar de estado necessita receber calor. Nos processos exotérmicos (condensação e solidificação), o calor específico latente será negativo, pois a substância necessita ceder calor. Os valores do calor específico latente de condensação (Lc) e o de vaporização (Lv) possuem o  mesmo  módulo,  mas  são  de  sinais  contrários: Lv = –Lc. O mesmo ocorre com os valores do calor latente  de  fusão  (Lf)  e  o  de  solidificação   (Ls):  Lf = –Ls.

Calor latente de fusão de algumas substâncias, com as respectivas temperaturas de mudança de estado à pressão de 1 atm:

Calor latente de vaporização de algumas sustâncias, com as respectivas temperaturas de mudanças de estado à pressão de 1 atm.

 

Exercícios Resolvidos

01. O diagrama representa o resfriamento de um líquido de massa 200 g, cuja temperatura inicial é de 70 °C. São dados:

Lsolidificação = – 30 cal/g

Determine:

a) temperatura de solidificação do líquido;

b) a quantidade de calor cedida pelo corpo durante o processo de solidificação.

Resolução

a) A solidificação ocorre no momento em que a temperatura do líquido passa a ser constante no tempo. No gráfico, observamos que isso ocorre à temperatura de 20 °C. Portanto, a temperatura de solidificação do líquido é s = 20 °C.

b) Durante a solidificação, a quantidade de calor cedida deve ser calculada por QLs = m · Ls , portanto:

QLs = 200 · (–30)

QLs = –6 000 cal


29
  Capítulo 03. Calorimetria 29